1 de set. de 2012

Armadilhas do tempo

Descobri, essa semana, que quanto mais tempo temos, mais não aproveitamos ele como queríamos... 
Deixa eu tentar explicar: eu toda semana passo pelo mesmo processo: fazer um organograma de horários e afazeres semanais para me organizar com o tempo que me é dado! Contudo, SEMPRE me embanano no meio de campo e tudo fica muito bagunçado... Fazendo uma análise de como eu era sem ter esse tempo, eu acho que era até mais organizada do que sou hoje... Talvez, nem tanto organizada, mas mais compromissada com minhas coisas! Se tinha que fazer tal coisa, fazia! Conseguia me concentrar, me dedicar, e fazia as coisas!
Hoje, não consigo me concentrar, não estou me dedicando tanto quanto deveria e isso me traz sérias frustrações e, no começo achava que era problema de organização, mas agora acho que são duas coisas: falta de compromisso mesmo, comigo mesma, porque não tenho chefe (só meus professores cobrando os trabalhos e minha consciência) e armadilhas do tempo mesmo! Acho que tenho tempo de sobra para fazer TUDO o que gostaria de fazer, mas não é verdade! Daí, faço as coisas que quero fazer, antes das minhas obrigações e quando vejo, o tempo encurtou! Daí, lá vai eu virar noites, acordar de madrugada ou passar finais de semana em casa para tirar o atraso... Só, que de novo, caio na mesma armadilha... faço tudo que queria fazer (ou as obrigações de casa me obrigando a fazer) e deixo o meu compromisso comigo mesmo e com minhas escolhas pro final... e caio num ciclo! Um looping!
Claro que o reconhecimento de que isso acontece é o primeiro passo para a mudança! Só que precisaria que essa mudança ocorresse já! Preciso entregar trabalhos atrasados, e preparar vários outros, e me preparar, matematicamente, para os semestres que estão por vir e fico aqui, querendo assistir séries e filmes nos sábados a noite, ou querendo ir para a festinha "de grátis" no museu, coisas que faria tranquilamente se não tivesse minhas obrigações, mas que não deveria fazer, porque as tenho e não cumpri com o compromisso de fazê-las no tempo correto!
Quanto mais tempo temos, mais enrolados somos! Por que? Truques metais, acho eu... apesar de colocar tudo no papel, eu me enrolo...armadilhas do tempo que nós mesmo colocamos!
Daí, eu sou obrigada a dizer não a muitas pessoas queridas: para minha família, para meus amigos, para mim, as vezes, para poder fazer o que eu deveria ter feito há dois dias atrás, mas que por uma ironia, achei que era melhor deixar para depois... e por aí vai...
Deveria aprender com o Gandalf: "temos que fazer as coisas com o tempo que nos foi dado..." (ou algo assim...)

E picles!

4 comentários:

Bárbara Soares disse...

Realmente não é fácil administrar o tempo. Hoje em dia eu me divido em cuidar da casa, do meu cachorro, dos meus estudos, dos concursos (porque eu preciso trabalhar e já), dos problemas de família, da minha saúde (abandonei a academia tem alguns meses já) e de todo o resto. Daí ainda tenho tempo (ou tento encontrar) para ter uma vida social (não muito agitada, mas tenho) e algumas diversões. A vida não é fácil...

Tão legal quando éramos criança e a principal preocupação era acabar com o pacote de fandangos.

Beijos,

Babi

Carol foca disse...

Era ótema a época da infância...
Só brincadeiras, alegrias e diversão!
Agora da para ser assim também, é só não se preocupar tanto com as coisas da vida... Mas é um esforço enorme fazer isso... Pelo menos para mim! :)
Beijocas Babi!!

Carol foca disse...

Era ótema a época da infância...
Só brincadeiras, alegrias e diversão!
Agora da para ser assim também, é só não se preocupar tanto com as coisas da vida... Mas é um esforço enorme fazer isso... Pelo menos para mim! :)
Beijocas Babi!!

Carol foca disse...

Era ótema a época da infância...
Só brincadeiras, alegrias e diversão!
Agora da para ser assim também, é só não se preocupar tanto com as coisas da vida... Mas é um esforço enorme fazer isso... Pelo menos para mim! :)
Beijocas Babi!!