17 de mai. de 2013

Por que não chorar?

Engraçado o comportamento que temos de falar, automaticamente, para a pessoa que está chorando para não chorar. Antes perguntamos, "Por que está chorando?" e logo depois, "não chore!!".
Ontem me peguei fazendo isso e me senti mal instantaneamente, que logo corrigi: "melhor, chore mesmo! Tire tudo isso que há dentro de ti!". Estranho, porque por mais que eu ache que as pessoas devem chorar quando sentem a necessidade, sem pensar eu disse para não chorar! O que me fez analisar esse comportamento, que  deve ser quase unânime entre as pessoas. 
Cheguei a conclusão que desde criança ouvimos para não chorar, para engolir o choro e/ou que chorar na frente dos outros é "feio"! Ou seja, somos bombardeados com estímulos negativos se chorarmos! Aí me pergunto, por que o choro não é socialmente aceito ou é visto como algo ruim de se fazer em público? Qual é o problema de chorar? Parece que sempre que temos que demonstrar que estamos felizes, que tudo está sempre bom e que sempre estamos 100% bem! 
Isso é muito louco, hipócrita e um tanto quanto psicótico! Claro que chorar o tempo todo não é uma coisa lá muito agradável e pode indicar que a pessoa que faz isso esteja precisando de um colo, um ombro amigo ou uma ajuda mais profissional! Mas, eu vejo que o "chorar eventual" é um ato libertador! De amor, até, da pessoa para com ela mesma, pois é uma forma de expressar um sentimento que não está a fazendo bem e colocá-lo para fora. Cada um tem um jeito de reagir às situações, coisas, aos fatos, e aos sentimentos. E o ato de chorar é um deles, que infelizmente foi "tomado" pela sociedade ao longos dos anos (e crescemos ouvindo isso) como uma coisa ruim de se fazer em publico, principalmente. 
Mas, afinal, é ruim para quem? Por que se você se incomodar com o choro alheio, simplesmente se retire do ambiente, ou, talvez, você tenha problemas! Porque, provavelmente, para pessoa que está no meio do ato (de chorar) deve ser algo bom, libertador, necessária para ela naquele momento. Assim como é o sorrir. 
O sorriso e o choro fazem parte do ser humano! Assim como a alegria e a tristeza! Tolher ou podar um comportamento como esse é acabar com um pedaço, uma parte, da própria existência humana. 
A dualidade existe em todas as coisas e seres! Cabe a nós saber lidar com tudo isso e acolher essas diferenças!
Beijocas a todos e bom final de semana! :)

Nenhum comentário: