17 de abr. de 2013

Hobby ou profissão?

Eu já fiz muita coisa nessa vida! E olha que eu atingi os 30 há pouco tempo... (claro que não falarei minha idade, né?!)
Ultimamente, me divirto com o doutorado, que nem sempre é divertido, mas é a minha "profissão" atual, e de vez em quando - que tem se tornado mais frequente - eu escrevo! Não só aqui, nesse meu cantinho! Escrevo para o blog "Os protetores online", onde tenho orgulho e honra de ser uma "correspondente" exclusiva! É sempre bom ter pessoas que se interessam pelo nossos escritos! E, ultimamente, tenho feito a oficina "como escrever um romance" da escritora Janaína Rico, e tenho me surpreendido bastante!! :)

Tenho outros hobbys, além do escrever eventualmente, que é ler, fazer bijuterias, crochês, bordados e afins! Mas, estou me descobrindo no ato de escrever! Na escola sempre tive dificuldade de escrever redação discursiva! Na verdade, tinha dificuldade de escrever em geral! E nem sempre gostei de ler! Esse hábito foi "tomando forma" quando descobri, além dos livros da escola (que eu achava um saco, na verdade!), os livros da escritora Agatha Christie!!! Minha mãe tinha coleção, porque ela adorava livros de suspenses e policiais! Então, eu acabei entrando nessa onda também! Adorava ler os livros!!! Como lia mais a noitinha, ás vezes ficava com um pouco de medo ao ler algumas cenas, parava e deixava para continuar no outro dia!!! Adorava mais ainda quando o personagem principal era o detetive Poirot! Não gostava muito da Miss. Marple! Ela desvendava os crimes também, mas me parecia um tanto quanto fuxiqueira! :)

Só sei que comecei a escrever, sem ter obrigação para isso, quando o criador do blog "Os protetores online", me convidou para escrever algumas matérias exclusivas! Nunca tinha escrito nada mais sério, só tinha escrito coisas para mim na verdade, como válvula de escape! Quando escrevi meu primeiro texto para o blog, me senti TÃO empolgada em escrever algo que me interesso/gosto/empolgo que tudo fluiu facilmente que escrevi tanto que a matéria teve que ser dividida em 3 partes! :) A partir daí, comecei a escrever mais facilmente algumas coisas, até que dei uma diminuída na frequência por motivos de obrigações doutorísticas, trabalhísticas ou falta de imaginação mesmo!

Quando vi que meus textos eram bem aceitos (porque até agora não tive nenhuma reclamação, então quem cala, consente! eheheheheh), decidi fazer essa oficina para ver se minha escrita desenvolvia mais, porque sempre achei que tinha dificuldade de escrever! Quando comecei a oficina, eu não esperava muito de mim não, para falar a verdade! ehehehehehe. Inclusive demorei HORRORES para escrever o primeiro rascunho do primeiro texto! Foi quase um parto! Mas, a partir do momento que eu sentei a bunda no sofá, com o liplop (meu jeito de falar laptop) no colo e a página em branco na minha frente, as ideias começaram a pipocar na minha cabeça e o texto começou a vir, naturalmente. Enviei para minha professora e tivemos nossa primeira conversa sobre o texto. ADORO quando alguém lê criticamente algo que escrevo, que analise parte por parte e diga onde está bom, onde não está tão bom, onde tenho que melhorar! Fico muito feliz!! E ela fez isso! Lemos juntas e fomos parando, parte por parte! No final, depois de toda sabatina analítica, ela me surpreende falando que meu texto estava muito bom! Que poderia render bons frutos!! Me surpreendeu, porque eu não esperava! Nunca ninguém tinha feito essa análise e me falado que eu tinha talento! Fiquei muito feliz!

No momento, eu terminei de assistir a terceira aula, farei um novo texto, pois ela sempre passa um exercício ao final, e vou vendo no que dá! Uma coisa é certa: estou curtindo bastante! Me redescobrindo e isso é muito bom!! 

Sei que devem ter ficados curiosos sobre o que escrevi, qual o público alvo e etc! Mas, não revelarei no momento! Uma coisa de cada vez! Afinal, isso ainda é um hobby para mim, pois minha profissão atual é ser doutoranda! E ainda tem muito pela frente e muitas águas vão rolar! :)

Espero que todos possam ter esse sentimento de ter algo que realmente gostam e sintam prazer em fazer! E que façam, mesmo que achem que você não é bom para a coisa! Acreditem!! Vocês podem se surpreender, como eu! 

Beijocas!!

Nenhum comentário: