5 de fev. de 2014

Tatuagem

Olá todos!

Decidi escrever sobre o tema porque após fazer minha mais recente "tatoo" e ao acompanhar alguns programas de TV sobre o assunto, percebi que ainda existem muitas críticas e julgamentos de pessoas ao nosso redor, além de dúvida entre as pessoas que querem fazer uma tatuagem! 
Bom, eu tenho um pouco mais de 5 tatuagens (não quero falar o número exato!). Comecei a me pintar/rabiscar com 21 anos de idade. A minha primeira tatuagem foi a de um golfinho, pequeno, no tornozelo, atrás do ossinho, local bem dolorido de se fazer uma tatoo e com a pele bem sensível também. Essa primeira tatuagem veio cheia de significados: o curso que escolhi para a vida - biologia -, o fato de eu AMAR o mar e todos os seres que o habitam, o fato de eu adorar golfinhos. Foi um marco! 
Depois, as outras sempre foram muito bem pensadas e sempre vieram cheia de significados e marcos na minha vida. A última que fiz foi uma homenagem em vida aos homens da minha vida, pai e irmão, que sempre estiveram presentes, me ensinando um monte de coisas e me amparando em momentos de desespero e dor.
Bom, então vamos as dicas para quem quer fazer alguma tatuagem:
- Antes de ir a um estúdio de tatuagem, já vá sabendo o que quer fazer! De preferência, faça algo com significado, para ter certeza que não se arrependerá depois. Afinal, é algo para a vida toda, enquanto habitar o seu corpo!
- Escolha um bom profissional! Peça indicação, visite os estúdios, bata papo com as pessoas que já fizeram tatuagem no local, veja a questão da higiene e converse com o tatuador ANTES de qualquer decisão!
- Cuide bem da sua pele antes! Muito cuidado com a exposição ao sol antes de fazer! A pele deve estar hidratada e saudável! 
- NÃO faça tatuagens sobre efeito de psicotrópicos ou álcool!! Você pode desmaiar, ter outros tipos de reações ao longo do processo, e o pior, pode se arrepender amargamente depois!!
- NÃO faça apostas com tatuagens!!! Por exemplo: "se eu perder vou tatuar seu nome na minha bunda", ou algo assim! De novo: você se arrependerá amargamente!!!
- Vá alimentado para o estúdio!!! Dependendo do local onde você fará, pode doer MUITO, sua pressão pode cair durante o processo e você pode desmaiar! Assim, estando alimentado as chances disso ocorrer são mínimas! Eu já fiz tatuagens em dois locais que doeram muito! E tudo ocorreu bem, porque eu fui bem alimentada!!
- Siga todas as instruções do tatuador, durante o processo e após! 50% do sucesso da tatuagem depende do cuidado que você terá nas 2 semanas após a tatuagem ter sido feita. Portanto, sigas as instruções DIREITINHO!!!
- Faça a tatuagem para você e não para os outros! 

Eu me sinto uma tela branca e as tatuagens são artes! Eu as faço para mim, como marco de fatos que ocorrem, como simbologias da minha vida. Muitas civilizações usaram, e ainda usam, desenhos no corpo para celebrações, para rituais de passagem e para escolha de parceiros! Sei que tem o "lado negro da força", onde as tatoos eram usadas para marcar gangues, fora e dentro da prisão, para marcar facções criminosas e etc. 
Mas, cada um é dono do seu corpo e faz o uso que quiser dele. 
Eu acredito na arte, no amor, na força do bem e me "rabisco" para mim, para celebrar a vida e a arte de viver! 

Beijocas a todos!!


2 comentários:

Passa disse...

Acho que ainda e valido ressaltar mais uma coisa em termos de tatuagem.

Mesmo tomando todos os cuidados e preciso saber que existem direntes compostos quimicos em cada cor de tinta. Alergias podem acontecer ANOS apos vc fazer uma tatuagem.

Recentemente eu sofri com uma reacao alergica ao pigmento vermelho da minha tattoo e descobri que a tinta vermelha e a que mais causa alergia.

Cada pessoa tem um sensibilidade diferente a diferentes pigmentos e todos eles contem metais pesados pra estabilizar as moleculas da tinta. Nao existem coisas como TINTA ORGANICA OU VEGAN. Ela pode ser um pouco menos toxica ou antialergica (como o caso da tinta preta).

Pra quem entende ingles esse site da uma resumida na composicao de cada pigmento.

http://chemistry.about.com/library/weekly/aa121602a.htm

E importante saber que existem testes pra alergia. Normalmente fazer uma pequena bolinha com a cor que vc quer em algum lugar escondido...

Tattoo fica pra sempre e ter pressa pra fazer significa que vc ja comecou errado.

Amo minhas tattos mas agora sou mais consciente sobre riscos :)




Carol foca disse...

Falou e disse, Passa!!! :) <3
Obrigada pelo toque e por ter passado por aqui! :)
Beijocas!!